Isso não é a Ponte da Boa Vista

O projeto "Isso não é..." foi elaborado no âmbito da disciplina Poéticas da Imagem do curso tecnológico superior de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco durante o 1º semestre de 2014. A problemática proposta pela disciplina foi desenvolver um projeto fotográfico que, por meio de intervenções urbanas, discutisse o poder da representação imagética.

A solução encontrada pela equipe composta por mim, Elysangela Freitas, Mariana Gallindo e Rebeca Patrício foi realizar exposições fotográficas sobre determinados locais públicos da cidade nestes mesmos locais. O local escolhido para nossa intervenção foi a Ponte da Boa Vista.

 

 A fotografias possuem variados formatos, luzes, cores, efeitos que procuram expor as possibilidades de construção imagética. Baseado numa releitura de René Maggritte "La trahison des images", em que um cachimbo é pintado em uma tela junto aos dizeres "isso não é um cachimbo", o projeto propunha expor o poder da imagem na construção de realidades e usar esse poder para valorizar espaços urbanos de nosso cotidiano.

Ao mesmo tempo em que desconstruímos esse poder da imagem pela legenda abaixo de cada fotografia indicando " isso não é a Ponte da Boa Vista", expondo a realidade daquela imagem como mera imagem, atraímos o olhar do traseunte para o local (e tema) da exposição, a Ponta da Boa Vista. 

Selecionamos a Ponte da Boa vista por ser um local de grande fluxo de pessoas a pé e por seu papel histórico na vida da cidade.

As fotografias exibidas aqui são todas de minha autoria. Mais informações sobre o projeto podem ser vistas nos links ao lado.