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TRANSPARÊNCIA  -  TRANSPARENCY

E se, ao inves do espetáculo do sofrimento do corpo negro, da exposição simbólica/artística/comercial da vítima torturada/mutilada/assassinada em linchamentos populares, prestassemos atenção aos agressores e aos espectadores, voyeurs ou testemunhas da brutalidade?

Exumando os corpos negros da imagem, impossibilito a empatia precária do espectador para com as vítimas? Torno os agressores e (seus cumplices?) espectadores da cena o alvo da mirada? E o que pode acontecer se retiro os os corpos negros linchados da imagem? Ao retirá-los, revelo fragmentos de textos. 

Alguns textos autorizam a tortura e o assassinato de pessoas negras no Brasil. É o caso dos Códigos Penais brasileiros de 1830 e 1835. Outros textos elogiam a prática da tortura pública, enaltecendo o assassinato: é o caso de alguns jornais norte-americanos e de comentários de vídeos do Youtube. São discursos que  justificam tanto a tortura e assassinato de pessoas negras, quanto o circuito simólico-econômico das imagens de seus corpos mortos. 

Outros textos se posicionam contrários a prática de linchamento. É o caso do Código Penal brasileiro de 1888, o qual revoga a prática de açoitar pessoas negras.  O código penal de  1945 torna crime "fazer justiça com as próprias mãos". Alguns textos, mais diretos, condenam os linchamentos: a exemplo de matérias de jornais brasileiros.

Os textos foram coletados de comentários de linchamentos no Youtube (Brasil) e de comentários de época que circularam em jornais e revistas compilados no livro Without Sanctuary (EUA).

​As imagens de linchamentos nos EUA estão disponíveis para venda na internet. No séc. XX eram comercializadas como cartões-postais. Em cada imagem, anexei o preço na moeda brasileira. Até hoje, lucra-se com o espetáculo do sofrimento negro.

Esse trabalho é um estudo visual, material-discursivo,  sobre a ética que torna possível o linchamento de pessoas negras no Brasil e nos EUA.  Nomeio essa ética de "Transparência". 

What if, instead of the spectacle of the suffering of the black body, the symbolic/artistic/commercial exposure of the victim tortured/mutilated/murdered in popular lynchings, we paid attention to the aggressors and spectators, voyeurs or witnesses of brutality?


By exhuming the black bodies in the image, do I make it impossible for the viewer to have precarious empathy for the victims? Do I make the attackers and (their accomplices?) spectators of the scene the target of the gaze? And what might happen if I remove the lynched black bodies from the image? When I remove them, I reveal fragments of texts.


Some texts authorize the torture and murder of black people in Brazil. This is the case of the Brazilian Penal Codes of 1830 and 1835. Other texts praise the practice of public torture, praising murder: this is the case of some North American newspapers and comments on YouTube videos. These are speeches that justify both the torture and murder of black people, and the simolic-economic circuit of images of their dead bodies.


Other texts take a position against the practice of lynching. This is the case of the Brazilian Penal Code of 1888, which revokes the practice of whipping black people. The 1945 penal code makes it a crime to "take the law into one's own hands." Some more direct texts condemn lynchings: for example, articles in Brazilian newspapers.


The texts were collected from comments on lynchings on YouTube (Brazil) and from period comments that circulated in newspapers and magazines compiled in the book Without Sanctuary (USA).


​Images of lynchings in the USA are available for sale on the internet. In the century. XX were sold as postcards. In each image, I attached the price in Brazilian currency. To this day, profits are made from the spectacle of black suffering.


This work is a visual, material-discursive study on the ethics that make the lynching of black people possible in Brazil and the USA. I call this ethic “Transparency”.

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